quarta-feira, 26 de março de 2014

Caim e Abel

-Objetivo: contar a história dos filhos de Adão e Eva. Falar da inveja que é um sentimento ruim. Falar que devemos ofertar a Deus tudo o que temos de melhor.


-Gn 4, 1-16


-Colocação do tema
   O que Caim e Abel fizeram? (ouvir as respostas) – Ofertas para Deus.
  Abel dedicou ao Senhor sua melhor oferta, enquanto Caim não agiu da mesma forma, o que desagradou e muito a Deus.
  Por inveja, Caim matou Abel e escolheu permitir que o pecado entrasse em seu coração.
   Quais os sentimentos e pensamentos que estavam por detrás das atitudes de Caim?
(Ouça as respostas) – Fúria, ódio, inveja.
   Caim lutou contra o pecado?
(ouvir as respostas)... – Não! Ele não foi humilde, mas orgulhoso... Na verdade Caim permitiu que o pecado tomasse conta de todo o seu coração.
   Nós sabemos que o pecado anda rosnando
(como um cachorro) na porta do nosso coração. Sabemos também que Deus quer possuir nosso coração, então precisamos mantê-lo afastado do pecado. Vamos analisar as atitudes de Caim... E ver o que acontece quando não afastamos o nosso coração do pecado.
  Qual era o trabalho de Abel?
(Ouvir as respostas) - pastor de ovelhas
  Qual era o trabalho de Caim?
(Ouvir as respostas) - Agricultor
  O que os dois irmãos levaram para Deus?
(ouvir as respostas) - Uma oferta.
  Nós podemos aprender com eles observando as ofertas que cada um dedicou a Deus.
  Abel levou para Deus uma oferta que O agradou, pois gastou tempo analisando qual a melhor oferta que poderia dedicar ao Senhor. Na Bíblia diz que ele agradou a Deus. Quando   Abel entregou sua oferta, ele estava demonstrando o desejo real de estabelecer um perfeito relacionamento com Deus, tornando-O dono de seu coração.
  Abel desejava verdadeiramente não dividir seu coração, então tentou fechar a sua porta para o pecado , entregando-o integralmente a Deus.
  Abel tentou honrar e agradar a Deus do fundo do seu coração, então não teve um coração dividido. Isto é tudo que Deus quer de nós.
  A Bíblia não diz que Abel nunca pecou... Só Jesus e Maria não pecaram. Abel tentou firmemente permitir que Deus fosse sempre o dono do seu coração.
  Quando Caim levou a oferta dele. o Senhor não ficou feliz com a oferta de Caim porque ele a deu de forma relaxada e descuidada.
  Caim não pensou muito sobre sua oferta para Deus e apenas jogou alguma coisa no cesto.
  Então o primeiro pecado que Caim cometeu foi não ter honrado a Deus, ofertando o pior e sem alegria.
  Então Deus chamou Caim e lhe deu uma oportunidade de se acertar , Ele sabia que Caim estava sendo tentado para fazer coisas ruins com seu irmão e o preveniu sobre o pecado que estava batendo na porta do seu coração.
  Mas o rosto de Caim logo mudou, ele ficou com raiva, seu coração ficou irado, e não respondeu e nem ouviu o que DEUS estava tentando lhe dizer.
  Caim deveria ter dito
“me perdoe, meu Senhor e meu Deus, pelo meu descaso, eu deveria ter pensado mais sobre Sua oferta. Vou lhe trazer uma nova que O agrade. Perdoe-me!” Se ele tivesse feito isso, estaria fechando a porta do seu coração para o pecado.
  Caim,no entanto, não quis saber de ouvir o que Deus estava tentando preveni-lo e terminou matando seu irmão Abel. Pecou novamente e gravemente
  E então os pecados que ele cometeu e dos quais não se arrependeu... Foram empurrando Deus para fora do seu coração.
  Deus perguntou então à Caim : “Onde está o teu irmão?”. Como foi que Caim respondeu?              Ele falou a verdade ou mentiu? (ouvir as respostas) - Ele mentiu.
  Novamente Caim escolheu abrir a porta do seu coração para o pecado e mentiu para Deus.
  Como Deus nos dá liberdade, então Ele permitiu que Caim fizesse a sua escolha. Caim simplesmente escolheu o pecado fazendo com que seu coração se dividisse, o coração de       Caim não mais pertencia a Deus e o pecado tomou conta do seu coração.
  Deus o tinha prevenido a cada passo errado que ele escolhia dar, mas Caim não ouviu.
  Deus é justo, e Caim sofreu todas as conseqüências do pecado, ele perdeu tudo.
  Deus o ama muito, mas quando você peca, Ele não é mais o dono do seu coração! É como se você mesmo Lhe dissesse:
“Não quero que tomes conta do meu coração”
, mas se você se arrepende de ter pecado e quer que Deus volte a ser dono do seu coração, lembre-se que um dia Alguém maravilhoso que é Jesus, tomou sobre Si os nossos pecados, Ele carregou paciente e amorosamente a cruz dos nossos pecados, das nossas desobediências a Deus, Jesus aceitou por amor a Deus Pai e por amor a nós, morrer pregado numa Cruz, para nos devolver a amizade perdida com o Bom Deus, de tal maneira que podemos nos voltar a Deus e permitir que Ele seja novamente o dono do nosso coração, basta além do arrependimento de ter pecado e o propósito de não mais pecar, procurar um Sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana, que é nossa Igreja, e confessar os meus pecados, não o dos outros, mas os meus pecados, pois foi ao Sacerdote que Deus deu poder “autoridade” para absolver (perdoar) os pecados em Nome DELE. Só assim limpamos toda sujeira e deixamos nosso coração quentinho e aconchegante para que Deus não só seja o dono do nosso coração, mas também venha habitar nele.

Sugestão de atividades:
-Desenhos para colorir.
-Reunir  as crianças em fila e quando você falar Caim elas devem abaixar e quando você dizer Abel elas levantam.
-Desenhar dois corações, em um coração as crianças falarão e você escreverá coisas que desagradem a Deus e no outro elas dirão coisas que agradam a Deus.

Oração
"Amado Bom Deus, obrigado por me amar tanto e estar sempre querendo permanecer junto comigo. Por favor, me ajude a manter a porta do meu coração fechada para o pecado e a permitir que o Senhor tome conta de todas as partes do meu coração.
Amém!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário